Fruto Absurdo

fruto-comp

Conceito: Uma das finalidades deste projeto foi criar um vinho tinto que, na sua essência e simplicidade, revelasse o potencial do Alentejo recorrendo a uma viticultura e enologia minimalistas. As castas são de variedades que têm imposto a sua presença nos grandes vinhos do Alentejo e que, quando usadas nas devidas proporções, produzem vinhos muito interessantes. Esperemos que goste desta seleção tanto quanto nós.
Tipo: Tinto

Ano: 2013

Origem: Alentejo

Vindima: O ano de 2013 foi um ano com pluviosidade elevada durante os meses de Janeiro a Março. Devido às amplitudes térmicas elevadas durante os meses de Abril, Maio e Junho verificou-se um atraso, de aproximadamente duas semanas, no ciclo vegetativo. As temperaturas baixas em conjunto com alguma pluviosidade tiveram influência para uma produção mais baixa, nomeadamente, na casta Touriga Nacional. O aspecto positivo dessa quebra é a maior concentração de aromas e cor nos vinhos.

Castas: Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Petit Verdot

Vinificação e estágio: Maceração pré-fermentativa de 48 horas seguida de fermentação com temperatura controlada a 25oC e maceração pós-fermentativa de 3 semanas. Estagiou durante um ano em cuba de inox.

Informação técnica: Alcool: 13 %vol. Ac. Total: 6,3 g/dm3 pH: 3,68

Notas de Prova: Cor: Granada profunda
; Aroma: Cereja e amora preta com apontamentos de esteva; Palato: Harmonioso, elegante e persistente.